Pages

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Entrevista a Lupeta


Joaquim Manuel Welo LUPETA é um avançado possante que fez a sua formação no Lourinhanense e no FC Porto, sendo apontado como um dos avançados mais promissores do futebol nacional.
Depois de uma longa lesão ele está de volta à competição.
Conheça-o melhor.


Vive-O-Futebol - Como surgiu a hipótese de ingressar no FC Porto, numa altura em que representava o Lourinhanense?
Lupeta - Boa noite Vive-O-Futebol, lembro-me como se fosse ontem. A hipótese de ingressar no FC Porto foi através de um jogo que eles viram, na altura, Sporting Clube de Portugal vs Sporting Clube Lourinhanense no campo do Casa Pia. Eu representava o Lourinhanense, penso que eles tinham olheiros de “olho” nesse jogo. Fiz um bom jogo, apesar de termos perdido 5-0. Foi então que eles contactaram o meu pai, mas o mais engraçado foi que o meu pai não me disse rigorosamente nada, eu soube por um pai de um colega que jogava comigo. Fiquei um pouco triste por ele não me ter dito nada e saber da noticia por terceiros, mas, felicíssimo por saber que o FC Porto estava interessado em mim. Passado uns dias viagem até ao norte, à Invicta, para treinar dois dias. Fiquei alojado no Porto onde almoçava e jantava na Casa do Dragão. Fiz dois treinos que correram muito bem, até porque tinha um senhor na minha equipa que se chama Tozé Carvalho, que também na altura foi prestar treinos nesses dois dias. No final do último treino do segundo dia eles falaram comigo e disseram que tinha ficado no Futebol Clube do Porto. O Tozé Carvalho viria a integrar os quadros do Futebol Clube do Porto em Janeiro.

VOF- Estiveste no FCP desde a época 07/08 até à época passada. Como descreves a tua passagem pela formação do FCP?
L- Estive no FCP desde a época 06/07 até à época 11/12. Foram 6 anos inacreditáveis, 6 anos de aprendizagem, 6 anos de crescimento, 6 anos de amor, 6 anos em que 3 deles fui campeão nacional (U15, U17, U19), 6 anos que conheci muita gente e foram 6 anos de Dragão ao peito. Descrevo a minha passagem pela formação do FCP como: Única! Única porquê? Porque mais de 99% da população portuguesa gostava de estar no meu lugar.

VOF- Depois surgiu uma lesão que te afastou dos relvados durante 6 meses. Como foi passar esse tempo todo afastado dos relvados?
L- Duro. Foi duro estar parado 6 meses e ver os meus colegas a jogar e eu na bancada de moletas sem poder ajudar. Chorei, sorri, sofri, chorei, sorri e sofri… Mas, ultrapassei com o apoio de todos os meus amigos e família, e agradeço do fundo do meu coração a todo o departamento médico, Casa do Dragão e a todo o staff do FCPorto por me ter ajudado e superado esta lesão. Perdi 6 meses da minha carreira, mas ganhei 6 meses de vida, sabe porquê? Porque lutei, trabalhei, conquistei e… Estou apto de novo para ser jogador de futebol a 100%.

VOF- Agora recuperado, por onde passa o teu futuro?
L- O meu futuro está aí, mesmo à porta. Mas para já não posso dizer nada, a única coisa que posso dizer é para ficarem atentos à minha página no facebook (http://www.facebook.com/jlupeta) que em breve irão ter notícias sobre o meu futuro.

VOF- Acreditas que tens condições para voltar a brilhar e voltar a Seleção Nacional?
L- Se não acreditar em mim, quem acreditará? Se não acreditar em mim, como quero ser jogador de futebol? Acredito e nunca duvidarei das minhas capacidades. Trabalho todos os dias para melhorar e ser cada vez melhor. A geração de 93 é uma geração de ouro. Não é qualquer um que vai à Seleção Nacional, melhor, ir uma vez é fácil, permanecer é que é difícil. Eu faço o meu trabalho e dedico-me todos os dias. Tenho o sonho de ir ao Mundial este ano!

VOF- Achas que os clubes Portugueses estão a apostar cada vez mais na formação?
L- Sim, mas apensas devido à crise a que estamos a passar e não haver orçamento suficiente para ir buscar jogadores de fora. Mas isso é bom para nós, assim apostam em nós, jovens, e temos que agarrar esta oportunidade com tudo.

VOF- Quem são os teus ídolos?
L- Sem dúvida alguma, como jogador é o Didier Drogba.

VOF- No futuro, que objetivos esperas alcançar?
L- Quero pensar primeiro no presente, para já quero ganhar o tempo perdido. Quero que o ano 2013 seja o ano da minha afirmação!

Aqui fica um vídeo do Lupeta:
http://www.youtube.com/watch?v=7ZYC-2MAXNk

Nenhum comentário:

Postar um comentário